Histórico

Foi fundada em 14 de Outubro de 1963, mas o início da sua história remonta ao século XIX, há aproximadamente duzentos anos, por ter sucedido às extintas Bandas de Música de S. Pedro de Oliveira (Braga) e Sezures (V. N. de Famalicão), freguesias vizinhas de Arnoso Santa Maria.

Pode dizer-se, por isso, que a BANDA MARCIAL DE ARNOSO teve origem na vizinha paróquia de S. Pedro de Oliveira, concelho de Braga, provavelmente no início do século IXX, tendo como seu fundador o avô de Serafim Oliveira Cardoso. Ainda existem naquela freguesia do concelho de Braga, as ruínas da antiga CASA DE ENSAIOS, de dimensões muito reduzidas.

Com o desaparecimento de Serafim Cardoso e a ida de seu neto Manuel (que deveria suceder-lhe) para o Brasil, a Banda sofreu um interregno, acabando por ser reconstituída, algum tempo depois, com sede na freguesia de Sezures, tendo como maestro José Maria Martins de Sá, passando, por isso, a ser conhecida por “Banda do Zé Maria”.

Volvidos cerca de trinta anos, um novo revés leva à extinção da Banda de Sezures e foi então que em 1963, devido à louvável iniciativa e ação dos Padres Avelino Barreiros, então pároco de Telhado, e Joaquim Ferreira dos Santos, então pároco de Arnoso Santa Maria, sensibilizados pela grande paixão à música de Francisco Ferreira da Silva e de seu irmão Joaquim Marques da Silva, a Banda ressurge, agora com sede na freguesia de Arnoso Santa Maria, para “dar vida a toda uma história musical que chegava ao fim”. Foi ainda importante no ressurgimento da BANDA MARCIAL DE ARNOSO a ajuda monetária do conhecido industrial famalicense, Comendador Manuel Gonçalves, o qual pagou integralmente a primeira farda.

Sediada na área de intervenção da ENGENHO – Associação para o Desenvolvimento Local do Vale do Este, a BANDA MARCIAL DE ARNOSO é hoje uma dinâmica Associação Cultural de Arte e Recreio que, com o apoio do Município, da Junta de Freguesia e dos seus associados, participa e desenvolve uma intensa atividade cultural e recreativa.

A BANDA MARCIAL DE ARNOSO possui uma Escola de Música na sua sede em Arnoso Santa Maria, onde são ministradas as classes de Formação Musical, Clarinete, Flauta, Trompete, Trompa, Trombone, Tuba, Percussão e Guitarra, por professores credenciados e que na sua maioria são também elementos da Banda de Música, que iniciaram a sua aprendizagem também na própria Banda.
Em 2018 a Escola de Música iniciou a descentralização da sua atividade, com a estreia de um novo projeto de educação musical pré-escolar, destinado a crianças dos 3 aos 5 anos. Este projeto conta já com cerca de 30 alunos distribuídos pelos polos do Jardim de Infância do Altinho - Arnoso Santa Maria, do Jardim de Infância da Associação ENGENHO e da própria escola. Frequentam atualmente a escola de música um total de 70 alunos.

Para além da participação nas tradicionais romarias, a BANDA MARCIAL DE ARNOSO, tem realizados vários concertos e participado em diversas atividades das quais se destacam: Concerto com o Grupo Pedra D’Àgua em 2011, no encerramento das comemorações do 50.º aniversário; Participação em 2016 no 5.º Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas, em Lisboa; Participação no IV Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga. Em 2018 foi convidada a animar a III Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão, tendo atuado em conjunto com os artistas famalicenses, Terra Batida, Ana Regueiras e Joana Maria.

Apoios

img-apoios

Parceiro institucional

img-parceiros